Bem vindo

Benefícios do óleo de rícino para os cabelos

Conheça os benefícios do óleo de rícino para os cabelos.


Uma receita antiga e muito usada pelas mulheres é adicionar algumas gotas do óleo de rícino ao shampoo, creme condicionante, hidratação ou até aplicar diretamente nos cabelos. Agora, será que o óleo de rícino realmente hidrata e traz benefícios para os fios? Para isso, vamos precisar explicar quais os nutrientes encontrados no óleo.

De início podemos dizer que o óleo de rícino é um óleo natural extraído da semente da mamona. No óleo encontramos grande concentração de ácido ricinoleico, substância conhecida pelo poder anti-inflamatórias. Por isso, o óleo de rícino é utilizado para reduzir tratar inflamações.

Nos cabelos, o óleo de rícino pode ser utilizado para combater quebra, queda de cabelo, caspas, acelera o crescimento, evita pontas duplas, além de reter a umidade do cabelo, o que impede que os fios ressequem ou tenham opacidade.
O óleo de rícino estimula o crescimento do cabelo, já que ajuda na circulação do sangue na região do couro cabeludo e por ter poder anti-inflamatório elimina do couro cabeludo infecções bacterianas, fungos e caspa. Que ajudam a impedir o crescimento e fortalecimento dos fios. Com a eliminação de fungos e bactérias os cabelos crescem fortes e mais saudáveis. Sem contar que elimina a coceira e reduz os ferimentos no couro cabeludo.

Mas não é só isso, o óleo de rícino, ou óleo de mamona, também possui vitamina E, minerais e outras vitaminas que auxiliam na nutrição e crescimento dos fios. Por ser um óleo natural é facilmente absorvido pelos fios, o que torna a hidratação com o uso do óleo de coco muito mais profunda. É possível hidratar os fios com mais poder, com menos tempo e aplicações do óleo.

Também por penetrar nos fios, o óleo de rícino sela as cutículas dos fios. O que ajuda a aumentar a maciez, acaba com o ressecamento, opacidade, aspecto desarrumado, sem falar nas pontas duplas e quebradiças. Um cabelo brindado é mais forte.

O óleo de rícino ainda é importante para equilibrara umidade, o que ajuda os fios a ficarem no lugar e menos ressecados. Por ajudar no fortalecimento dos fios, o óleo de rícino é o querido de muitas mulheres que sonham em ter cabelos iguais o de Rapunzel.


Como usar o óleo de rícino


Antigamente o óleo de rícino tinham um odor muito forte, o que acabava espantando muita gente. Atualmente com o avanço da tecnologia e aplicações de químicas capilares, os óleos disponíveis no mercado praticamente não têm cheiro e podem ser encontrados com aromas agradáveis. No mercado é possível encontrar muitos produtos com óleo de rícino na composição.

O óleo de rícino pode ser usado para umectação, diretamente nos cabelos. Aplique o óleo no cabelo já limpo e deixe agir por alguns minutos ou durante uma noite inteira, depois é só lavar os cabelos e pronto.

Esse óleo ainda pode ser combinado com outros óleos vegetais como de coco ou azeite de oliva extravirgem para aumentar o seu poder de penetração e nutrição dos fios. Esse composto é mais indicado para cabelos ressecados, cacheados ou pós-química, quando os fios precisam de cuidados especiais e maios hidratação.
Ainda é indicado seguir cronograma capilar mesclando a hidratação, com restauração, umectação e reconstrução dos fios. O óleo de rícino pode entrar em todas as etapas.

Ainda é possível adicionar algumas gotas do óleo de rícino na hidratação ou creme condicionante que você usa constantemente. Assim, aumentará o poder de hidratação desse produto. Agora é só escolher como você quer usar o óleo de rícino e se beneficiar com as maravilhas que esse produto pode fazer para os seus cabelos.


Autora : Daiane Oliveira

Postagens mais visitadas deste blog

Como clarear axilas e virilhas

Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5

Corte feminino curtinho, com passo a passo em vídeo