Bem vindo

Slipper, Espadrille e Mocassim: conheça os termos da moda

Slipper, Espadrille e Mocassim: conheça melhor cada modelo


Que atire a primeira pedra quem nunca se confundiu com tantos nomes de itens do mundo da moda. Sejam modelos de calçados, calças, roupas ou até mesmo marcas, essas nomenclaturas geralmente possuem origem em outras línguas, o que dificulta até mesmo a pronúncia delas. Para esclarecer todas as dúvidas e saber diferenciar bem principalmente na hora de comprar pela internet, criamos um manual bem prático para deixar os nomes das sapatilhas mais famosas na ponta da língua:

Slipper

O mais básico dos modelos, ele geralmente possui poucos detalhes e é marcado pela fenda, que forma uma espécie de “u” na parte superior do pé. Eles têm uma origem nobre, já que eram usados pela nobreza da Inglaterra ao receber convidados em eventos mais formais. Esses modelos geralmente eram fabricados em couro, personalizados e exclusivos, tanto que as iniciais de quem os usaria vinham bordadas no topo do sapato. Por essa razão, recebem também o nome de Princel Albert Slippers, em referência ao monarca da Era Vitoriana. Até hoje fazem parte do vestuário masculino do país, com um ar de elegância que lembra o famoso “dandy” inglês. No caso dos modelos atualizados para as mulheres, não falta criatividade, com estampas, aplicações e até mesmo o famoso animal print.

Espadrille

De origem espanhola, o calçado surgiu justamente na fronteira entre a Península Ibérica e a França, na região da Catalunha, Occitane e do famoso País Basco. Sua origem é quase milenar, já que remonta aos povos que viviam nas encostas montanhosas dos Pirineus. Trata-se de um calçado feito de lona e que possui o solado feito em “juta”, um material de origem vegetal. Elas são extremamente confortáveis, leves e despojadas. Sua releitura da moda veio com Yves Saint Laurent, que reformou o modelo, incluindo nele um salto do tipo Anabela.Seu diferencial perante as outras sapatilhas está justamente no solado característico e na casualidade e informalidade do modelo.

Mocassim

Diferentemente dos slippers, os mocassins possuem uma costura na parte superior do calçado. Ou seja, a parte que protege lateralmente é presa com outra peça feita no mesmo material, mas que se destaca na área da ponta dos dedos. Isso faz com que ele receba também mais detalhes, como fivelas, laços e cadarços decorativos. Tem origem americana, no século XVIII, e foi desenhado por tribos indígenas da América do Norte. A ideia inicial era que a sola em couro do sapato subisse até as laterais do pé e fosse costurada grosseiramente a essa outra peça em formato de “u”.

Encontre esses e muitos outros modelos de sapatilha nesse link.

Postagens mais visitadas deste blog

Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5

Como clarear axilas e virilhas

Minha raiz está mais clara que as pontas , o que fazer ?