Bem vindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça em casa , seu book fotográfico

Dicas para fazer um book fotográfico em casa




O preparo de um book profissional envolve as despesas com os fotógrafos e estúdio, e por mais que a causa seja válida e mereça o investimento, não é todo mundo que pode arcar com os custos. Mas, seguindo algumas dicas básicas, é possível obter fotos com aspecto profissional em casa mesmo e montar o seu book sem gastar muito dinheiro! Nem é tão difícil assim e dá para economizar um bom dinheiro. Veja como!

O que você vai precisar: câmera com alta resolução,um bom tripé, um cômodo da casa com uma janela bem grande e que seja naturalmente bem iluminado, lençóis grandes (branco ou preto), maquiagem, figurino, qualquer software para tratamento de imagem.

Primeiro passo: preparando o ambiente.
Dê preferência para um cômodo com a maior incidência de luz natural possível. A iluminação é o fator mais importante para tirar boas fotografias, então abra portas e janelas e deixe a luz natural inundar o ambiente, mesmo que o dia esteja nublado. Caso você note muita luz e muitas sombras, use uma cortina branca para controlar a luminosidade do ambiente.

Escolha uma parede bem iluminada e pendure o lençol para preparar o fundo. É importante que ele seja liso, branco ou preto para destacar os detalhes das fotos, como roupa e maquiagem.

Segundo passo: ajustando a máquina.
É hora de configurar a câmera de acordo com a luz do ambiente. Se tudo estiver bem iluminado, o ajuste automático de luz, função existente na maioria das câmeras, vai dar conta do recado. Não use flash se a luz estiver boa, senão as fotos terão muitas sombras indesejadas. Posicione a câmera no tripé e ajuste o enquadramento de acordo com o fundo preparado com o lençol. Utilize o temporizador e teste você mesmo as primeiras fotos até encontrar a configuração de luminosidade e o enquadramento ideal.

Terceiro passo: a modelo.
Seja você mesma ou outra pessoa, produza um look marcante, mas sem exageros. A maquiagem deve ser suficiente apenas para tirar o brilho natural da pele e destacar o que se deseja: olhos ou boca. A escolha das cores do figurino deve ir de acordo com a cor do fundo das fotos e criar um contraste. Se o fundo for branco, use roupas e acessórios com cores mais intensas (um bege deixaria tudo muito claro, por exemplo). Já o fundo preto permite acessórios com um pouco mais de brilho e cores mais vibrantes. O mais legal de se fazer um book em casa é que você pode criar e trocar de look sem a menor pressa!

O ensaio
Torne tudo o mais relaxante e descontraído possível. A modelo deve estar relaxada e variar em suas poses. Um leve inclinar de cabeça pode criar a foto perfeita, por isso abuse de diferentes poses e tire sempre mais fotos do que o necessário para selecionar as melhores no final. Um ventilador na velocidade baixa posicionado fora do enquadramento pode dar movimentos incríveis aos cabelos e excelentes fotografias. A modelo deve aproveitar o momento e se soltar.

Quarto e último passo: selecionando e tratando as fotos
Depois do ensaio, talvez venha a parte mais difícil, que é selecionar as melhores fotos para o book. Não existe uma regra ou limite, mas os books tradicionais variam de 12 a 24 fotografias reveladas em diferentes poses e com roupas distintas.

Baixe as fotos em um computador e use um software de tratamento de imagens para fazer alguns ajustes de luz ou mesmo algumas fotos em preto e branco, que são muito elegantes e modernas. Não é aconselhável alterar o conteúdo das fotos, como tentar mudar a silhueta da modelo ou apagar alguma manchinha na pele. O resultado pode ficar artificial e desastroso! Quanto mais natural, melhor.

Agora é só  revelar as melhores fotos selecionadas e seu book está pronto!

Compartilhe no Google Plus

About Viviane Palma Mendes Santos

Cabeleireira formada na Escola Municipal do Trabalho em Taubaté - SP no ano de 2001 , 32 anos , casada , uma filha de 12 anos . Atua compartihando informações sobre o ramo da beleza neste blog e em seu canal viviane palma no youtube . Contatos empresariais e-mail canalvivianepalma@gmail.com