Bem vindo

Como vencer o medo de atuar na profissão de cabeleireiro

Medo , insegurança fazem parte da vida , mas em excesso podem prejudicar , veja como ser mais confiante

As pessoas tem muito medo do cabelo ficar verde , de ficar laranja e acabam não realizando o trabalho devido a isso , medo faz parte da vida é um sistema de auto defesa do organismo , porém medo em excesso incapacita e deixa a pessoa perder muitas oportunidades , vou contar um pouco como trabalhar nesse medo e começar a deixar a vida lhe surpreender .

Deixamos muita coisa de lado por causa do medo , da insegurança . Mesmo lendo muito , vendo vídeos e sabendo de cor e salteado tudo a respeito da teoria a prática dá medo na espinha ainda ?  Se você já está careca de saber que se tira o verde com leite ou aplicando uma pequena quantia de qualquer tonalizante vermelho no lavatório sem ox , mas quando aparece uma cliente com cabelo claro querendo escurecer já lembra : verde , Aí Meus Deus , vai ficar verde !...e já se apavora e já bate aquele medo de pegar aquele trabalho para fazer .Bem , vou te falar como podemos trabalhar essa insegurança toda ...

Não tem como prever como um cabelo ficará ou o que poderá acontecer em todas situações no salão , pois muitas das vezes a cliente só comenta a metade do que aplicou nos fios , cada cabeça de cliente é uma caixinha de surpresa , a cliente muitas vezes fala que fazem anos que passou alisante , mas na verdade nem se passaram 5 meses e assim acontecem cortes químicos e emborrachamentos , e como se prevenir de tudo isso ? Você pode sentar e chorar e nunca pegar um cabelo para fazer ou ficar preparada para o que der e vier sempre , ter todos os produtos necessários se  acontecer algo do tipo . 
Se você já esta sabendo que laranja é o fundo de clareamento do 7 e que para ter um loiro mais bonito tem que descolorir até aparecer o fundo amarelo , por que tem tanto medo de que fique laranja , e se ficar , qual o problema se você já sabe também que laranja se neutraliza com azul , contido nas tonalidades acinzentadas .

Se você já estudou tanto , pense que só a teoria não leva a lugar algum , tem que aplicar , e para aplicar cada vez melhor só a prática .

Como praticar se você tem medo ? 
Primeiro , não precisa falar a ninguém que tem medo , mas podemos trabalhar com ele , fazer ele não fazer mais parte do seu dia dia , lembra daquela música " Ei medo , eu não te escuto mais , você não me leva a nada ..."
 Mas como Viviane ? Como praticar ?

Praticar , como o verbo mesmo diz , praticar é a pratica em ação . Chame as amigas para fazer luzes , reflexos , recomendo de início nem cobrar , simplesmente fazer para se aperfeiçoar  , sabemos que os produtos custam caro , mas aprender é uma lição muito mais valiosa e o conhecimento ninguém poderá te tirar .

Se ainda acha que não deve chamar as amigas , compre uma cabeça de cabelo para treinar , compre uma de cabelo natural e faça tudo a seu tempo e a confiança vai tomar lugar em seu coração , você vai ver que ninguém nasce sabendo , mas depois que você pega o jeito , se arrisca e faz , cada vez fica mais e mais fácil . Lembra do seu medo de dirigir ?então era tão complicado e agora você faz tudo tão automático , mas para isso você precisou entrar no carro e fazer o que tinha de ser feito  , medo de bater no carro , medo do caminhão , os medos se foram e hoje você sabe que teve que se arriscar .
Para tudo dar certo mesmo com aquele cabelo que você acredita que vai ficar verde só se prevenir , tenha o leite , o ketchup ou o tonalizante vermelho sempre , sempre , sempre no estoque do seu salão , nunca o deixe faltar e assim saberá que se acontecer algum imprevisto verde você não terá prejuízo algum , pois sabe como proceder numa situação dessas . Você sabe o que fazer se acontecer , então não tem problema se acontecer , se esverdeou corrige , se alaranjou corrija , você sabe fazer , então vamos lá .
O que não pode acontecer é deixar a pessoa sair do salão sem uma solução .Mas você sabe o que fazer , então o que temer ?

Quais produtos e tons não podem faltar no seu salão ?caso aconteça imprevistos ?

você tem que ter uma linha ótima de reconstrução como por exemplo extreme up da italian hair tech  para salvar os emborrachados , 
um acidificante para baixar o ph depois das químicas ,
 alisantes de todas as bases que existem para caso necessitar , pois como sabemos não podemos misturar bases diferentes , te-las evita muitos prejuízos .
 Os tons acinzentados para corrigir o laranja ,
 os tons amarelos para corrigir os roxos ,
 os irisados para corrigir o amarelado ,
 o vermelho para corrigir o verde
 e o verde para corrigir o vermelho .

O que mais tenho que fazer para evitar problemas com o cabelo da cliente ?

Fazer uma ficha de anamnése é a forma de uma pré conversa e tambem um termo de responsabilidade sobre as respostas solicitadas pelo profissional , como não temos uma bola de cristal pode acontecer de uma pessoa que passou henê ou bigen querer remover o preto e pedir luzes e na hora de questioná-la sobre os produtos passados nos cabelos ela omitir que passou esse produto ou omitir o tempo correto , descolorante não é compatível com hene ou bigen e o resultado é incompatibilidade química , e você vai descobrir que a cliente mentiu pois o resultado ficou bem divergente do pretendido , mas aí com o termo de responsabilidade sobre as informações que ela passou você poderá mostrar a ela que o erro foi a omissão , pois no caso você não faria o procedimento se soubesse da verdade .

Muita gente não gosta de adotar a ficha de amnámése em salões pois dá trabalho , se esse é seu caso recomendo conversar muito com a cliente e fazer estas perguntas pessoalmente a ela antes de aplicar qualquer produto ou química , pois você sabe o que é incompatível ou não ela não sabe . Você tem que manter ela avisada de que informações erradas podem atrapalhar o resultado ou até prejudicar os fios dela .
Tem pessoas que sabem que quem alisa com guanidina não pode fazer luzes com amônia , mas por que a cliente quer ela vai perguntar para os outros se pode ou não , você sabe que não pode , ou você conversa com sua cliente que ela não pode fazer ou faz com descolorante sem amônia . ¨ah mas eu fiz um pouquinho e não caiu ...¨aff , nem falo nada , está querendo ir contra as regras da química , nem merece resposta .

Tem medo de dizer não a cliente ? por que ? tem medo de ela ir a outro salão, fazer e ficar careca com a irresponsabilidade dela mesmo ? Certa vez eu falei a uma cliente que não poderia alisar e descolorir como ela queria e ela foi em outro salão que aceitou fazer , no outro dia ela estava na minha porta chorando , mas o que eu poderia fazer depois ? dar risada só ....Eu não perdi a cliente por não fazer e sim ganhei a confiança dela pois eu alertei ela para os possíveis problemas .

Nessa profissão cada dia lançar mais e mais produtos diferentes , por isso participar de workshops e atualizações são tão importantes quanto fazer o próprio curso , aprender e se atualizar é indispensável .
Quer ser uma boa profissional ? então vamos lá , comece agora mesmo , não deixe oportunidades se perderem , agarre tudo com unhas e dentes e se destaque , muita gente que me acompanha acha que eu sei bastante , mas o que sei é um grão de areia comparado a tanta coisa para aprender , não posso ter medo , não tenho tempo de ter medo , temer não vai me ajudar em nada .











Postagens mais visitadas deste blog

Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5

Como clarear axilas e virilhas

O que é Cronograma capilar e como fazer