Bem vindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que é Cronograma capilar e como fazer

CRONOGRAMA CAPILAR


Oi meninas! E as novidades?! 
Hoje quero falar para vocês sobre um tratamento que bombando na internet e na cabeça da mulherada (dos homens também ) já faz um tempinho, mas tudo que é bom temos que compartilhar, não é mesmo?! Então irei falar sobre Cronograma Capilar.

O que é cronograma capilar

É um tratamento que cria uma rotina para cuidar, restaurar a saúde e a beleza dos cabelos que possam esta danificado por químicas como (relaxamento, progressiva, colorações, descolorações), como também pelo sol, poluição, cloro da piscina, água do mar e o excesso de escovas e pranchas.

Hoje em dia dificilmente resistimos em fazer algum tipo de processo químico, pois os fazemos para ficarmos ainda mais belas, mas é ai que acontece o desgaste dos fios os deixando fracos, ressecados, quebradiços, porosos, sem brilho, sem movimento. 


O cronograma capilar devolve elementos essenciais como a hidratação, à nutrição e a reconstrução em dias alternado da semana, a seguir vou falar de cada um para vocês.

Hidratação

A hidratação é a reposição hídrica, essa reposição de água aos fios os deixa mais leve e macio, mas nunca é demais dizer que assim como o resto do corpo necessita de água o cabelo é a mesma coisa então meninas bebam muita água. Alguns ativos que hidratam os fios são D’Pantenol, semi di lino, glicerina, água de coco, baba de quiabo, aloe vera (babosa) e outros.

Nutrição

A nutrição é a reposição de nutrientes, quando falo de nutrição lembro da minha mãe que ficava falando come isso pois tem muitos nutriente e é exatamente isso que acontece os produtos nutritivos devolve os nutriente perdidos. Essa etapa não é difícil de identificar, pois a maior parte dos nutrientes provem dos óleos como: argan, abacate, karité, murumuru, coco, amêndoas, azeite de oliva e outros tantos. O resultado é brilho, certo peso, movimento, cabelos mais comportados e definidos. Hidratação conciliada com a nutrição o resultado é ótimo, pois a nutrição cria uma proteção nos fios mantendo a hidratação dentro do mesmo.

Reconstrução

A reconstrução é a reposição de proteica (proteína) como diz o ditado é a cereja do bolo, a etapa da reconstrução é quando devolvemos a força aos cabelos (proteção, força), mas como diz o ditado “tudo demais é ruim”, a falta de proteína é ruim e o excesso dela também, pois sem a proteína o cabelo fica fraco, com pontas duplas, cheio de frizz, com quebra, já o excesso pode ressecar, quebrar, ficar rígido. Os ativos são queratina, lisina, cisteína, arginina, serina, creatina e outros. O resultado do cabelo que precisa de reconstrução é um cabelo sedoso, alinhado (comportado), macio, com brilho, forte, com peso na medida e sem frizz. 
Eu recomendo em cabelos muito danificados a reconstrução de 15 em 15 dias e quando esse cabelo estiver recuperado a cada 30 dias só para manter o resultado.
A junção das 3 etapas hidratação + nutrição+ reconstrução te dá o seguinte resultado = cabelos saudáveis, com brilho e maciez.
A tabela a baixo mostra um modelo de como poderá montar seu cronograma capilar.



Não tem que ser igual, mas você precisa identificar o que o seu cabelo esta precisando e como ele responde com a proposta que montou para ele. 




Dicas

Não é necessário ter (shampoo, condicionador, leave in) para cada fase, mas eu faço da seguinte forma e tem funcionado: tenho um shampoo transparente que limpa muito bem, um shampoo perolado (cremoso) que não resseca o cabelo, e um shampoo anti resíduo, um condicionador com ph 3,5+/-, e um leave in de acordo com o tipo do meu cabelo.

• O shampoo transparente abre mais as escamas e consequentemente vai retirar a poluição, a oleosidade com mais facilidade.

•O shampoo perolado limpa o cabelo sem ressecar os fios.

•Shampoo anti resíduos abre as cutículas retirando todo e qualquer acumulo de resíduos dos produtos aplicados anteriormente no cabelo, assim o cabelo fica preparado para receber o tratamento.

• O condicionador fecha as cutículas, o que faz refletir o brilho.

• Leave in deixa o cabelo comportado, com brilho, e desembaraçado, dê preferencia aos que tem proteção térmica (para quem não fica sem escovar e pranchar os cabelos), com protetor solar (para quem tem cabelos coloridos e que fica muito tempo exposto ao sol) e os oleosos para que tem os cabelos afros. Cabelos oleosos tem que ter cuidado na quantidade de leave in para não deixar os cabelos ainda mais oleosos.

Quando vou lavar meu cabelo primeiro lavo com o shampoo transparente, pois limpa melhor, na seguida lavo com shampoo perolado para não ressecar os fios. Uso a máscara do dia (hidratação/ nutrição) sigo a instrução do rotulo da máscara. 

Após a retirada da máscara aplico o condicionador e após o enxague o leave in indicado pro meu cabelo.
Nos dia da reconstrução uso o shampoo anti resíduo, a máscara de reconstrução, condicionador e leave in (com protetor térmico). No dia da reconstrução indico escovar os cabelos e pranchar, pois o calor permiti uma melhor fixação da proteína (queratina) nos fios.

Quando for usar as máscaras, condicionador, e o leave in não aplique na raiz, pois irá aumentar a oleosidade, caspa, e atrapalhar a transpiração do couro cabeludo. A distância ideal para aplicar tais produtos é 3 dedos de distancia da raiz do cabelo.

Meninas sei que o post ficou grande mas tentei ser mais especifica e simples possível, espero que gostem e me contem o resultado do cronograma capilar.
Um beijo grande .

Compartilhe no Google Plus

About Viviane Palma Mendes Santos

Cabeleireira formada na Escola Municipal do Trabalho em Taubaté - SP no ano de 2001 , 32 anos , casada , uma filha de 12 anos . Atua compartihando informações sobre o ramo da beleza neste blog e em seu canal viviane palma no youtube . Contatos empresariais e-mail canalvivianepalma@gmail.com