Bem vindo

Como lidar com clientes pessimistas , como escutar os clientes no salão


Como lidar com clientes pessimistas , como uma profissional deve agir no trabalho


O que acontece muito no salão de beleza , eu diria diariamente , é pessoas que vão ao salão para se cuidarem ou ficarem bonitas , mas usam o salão como um consultório onde vão desabafar para a confidente que muitas vezes é quem cuida de seus cabelos e unhas . Isso acontece logicamente mais em salões de bairro ou após bastante tempo de convívio com o profissional . A cliente cria um vínculo de amizade e se sente a vontade para desabafar sobre o seu dia a dia .

Até aqui não há novidades , todas as cabeleireiras sabem disso , não é mesmo . Porém como você aborda esta relação , ou o que deixa de falar pode fazer toda diferença , uma palavra mal colocada pode fazer você perder uma ótima cliente de anos .

Aconselhar nem sempre é o melhor a se fazer , pois como diz o ditado ¨se conselho fosse bom , não se dava ¨ Isso acontece por que a sua visão sobre o assunto pode estar equivocada , vejo algumas pessoas aconselhando outras a largar o marido etc e tal , a melhor coisa a se fazer é ser como um psicólogo , onde o paciente fala e fala e você escuta com atenção porém não interfere .

Eu já tive clientes com depressão e como já passei por isso recomendei os livros de auto ajuda que eu li e que me ajudaram a tratar minha mente enferma e isso deu um impacto muito grande na vida de outras pessoas .

Porém existem aquelas pessoas pessimistas e que por mais que você tente de alguma forma ajudar , elas nunca querem de fato te escutar , é sempre assuntos de dor , morte e reclamações familiares . A pessoa não está passando por aquela fase , ela vive naquela fase e nunca faz nada para mudar . Aprendi que cada um está onde deseja estar , então eu só escuto porém nem observo mais pois os assuntos nunca agregam nada de novo , e a conversa sempre se repete com fundo pessimista e sem perspectiva de futuro promissor .

Uma vez a cliente veio ao meu salão triste , reclamando , ela ainda não me conhecia .  Falou para eu mudar totalmente o cabelo dela pois estava depressiva . Eu disse a ela que ela deveria pensar melhor para não se arrepender da mudança repentina de cor e corte de cabelo , pois isso não arrancaria e nem mudaria os problemas de sua vida  . resultado , ela saiu furiosa do meu salão e nunca mais voltou , com isso aprendi que muitas vezes devemos ficar quietos e guardar opiniões para nós mesmos .

E uma coisa muito feia é a fofoca , nunca revele fatos pessoas de uma pessoa para outra , se não gostaria de virar o centro de uma fofoca , não faça isso com o próximo , para evitar isso em seu estabelecimento , comece a atender com horário marcado , assim a cliente poderá ir ao salão e se sentir bem em conversar com o profissional já que só você está ali no ambiente escutando .

Postagens mais visitadas deste blog

Como clarear axilas e virilhas

Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5

Minha raiz está mais clara que as pontas , o que fazer ?