Bem vindo

Seu salão esta vazio ? veja os erros que as iniciantes cometem e previna -se .

Seu salão esta vazio ? veja os erros que as iniciantes cometem e previna -se .



Bom , ontem eu fui cortar o meu cabelo , pois mesmo sendo cabeleireira eu não tenho olhos atrás , e necessito de uma pessoa para fazer meu corte , ( na verdade tem um corte que dá para fazer sozinha , puxando os cabelos todo para frente e cortando em rabo de cavalo , mas eu não queria cortar novamente assim , queria um novo corte ) , então fui a um salão na minha cidade , logo vi que a cabeleireira apesar do salão ser lindo chiquérrimo , a profissional era inexperiente .

Tem como começar na carreira sendo mais segura ? não tendo tanto medo ? Pois todo mundo um dia começou , deu o pontapé inicial , e como fazer para conquistar clientes ao invés de espantar clientes ?

Esta matéria se originou quando eu entrei no segundo salão a procura de um horário de corte de cabelo , logicamente que sexta feira , período de festas de final de ano achar um salão que tenha horário é quase impossível , no primeiro que entrei a agenda estava lotada até 2014 .Eu não queria esperar , queria passar o natal e ano novo com visual novo também , eu arrumo todo mundo , também tenho direito de me arrumar , certo . Então fui procurar outro salão mesmo sabendo que talvez não encontrasse nenhum , e para minha surpresa o salão ao lodo do lotado estava VAZIO , não vazio naquela hora , naquele momento , vazio mesmo , continue lendo e saberá mais .

Eu entrei para investigar preço e checar se me conheciam também , eu não gosto de comentar minha profissão para outras cabeleireiras quando vou cortar pois algumas ficam inseguras ao saber que estão cortando cabelo de quem sabe cortar . Perguntei se ela tinha horário , ela respondeu que sim , que abriu a duas semanas naquele local e estava tranquila .Até aí tudo ok , não é mesmo .

Falei como eu queria meu corte , ela se propôs a fazer e disse que era simples o corte que eu solicitei ( angulo de 90 graus , aquele repicado que vira as pontinhas para fora ) , mostrei na revista um parecido para não ter surpresas depois , para ver se ela realmente entendeu qual era o modelo por mim solicitado .

Daí ela começou a falar que ja trabalhava num bairro , mas veio para a cidade e estava estranhando o movimento muito fraco ,até a manicure estava pintando as unhas de vermelho ( imagina , não é mesmo , para mim , manicure pintando unha de vermelho é que não tem uma marcada , pois é trabalho jogado fora se ela não usar luvas ) , mas até aqui normal também .

Quando me sentei na cadeira , depois de ela ter lavado meus cabelos , ela cortou sem fazer base , achei estranho , mas algumas pessoas fazem diferente , não é bem assim que eu aprendi , eu aprendi que todo cabelo precisa de base , salvo os curtinhos estilo lagar sone .Quando ela levantou a mecha , levantou certinho , mas quando ela foi cortar me mostrou quanto ia sair de cabelo , e eu falei ¨pode cortar sem dó ¨ , ela cortou , na próxima mecha ela pegou e começou a dar sustinhos , a cada mecha um corte e um susto , como se estivesse com medo ou eu com um monte de piolhos pulando na minha cabeça em direção a ela .eu já comecei a entrar em pânico  , pensei ¨aí meu cabelo , vou sair careca ¨, e não seria a primeira vez .


Ela pediu para minha filha conferir o corte , minha filha tem 10 anos , ela pediu três vezes isso para minha filha . 

Eu já sabia , era totalmente novata , mas o importante era ela cortar direitinho .Não ligo de cortar com pessoas aprendizes .depois de cortar ela fez escova , e ficou lindo , justamente como eu queria , mas antes eu perguntei quanto estava a aplicação de Botox capilar , eu queria fazer e aproveitar que eu estava lá e o salão sem clientes agendadas , e o preço baixo , mas ela disse que não tinha maquina de cartão , e eu disse que então não daria para eu fazer pois não costumo andar com dinheiro , aí ela falou :  "eu faço depois você me paga " GENTE , PARA TUDO , fiado não ein , tem muitas pessoas que se aproveitam da inexperiência em comercio de alguns  , não ofereça fiado , não faça fiado .Fiado só amanhã .Nesta frase ela assinou ¨sou iniciante , nunca tive salão " e " quero te agradar , farei tudo para que vire minha cliente " . Se ela não tinha máquina de cartão eu que tenho que me virar e ir a um caixa , eu falei a ela " Você nem sabe meu nome , e se eu faço e nunca mais venho te pagar moça , não faz isso não " . Na hora ela tremeu , acho que aí eu devo ter revelado um pouco que trabalho em comércio e tal . Quem já trabalhou em comércio , seja qual for ele sabe que não se deve fazer fiado nunca , salvo amigos muito honestos e próximos , as vezes nem isso .Quanto dinheiro já perdi em revendas avon , natura , lingeries e cabelos fiado , além de perder dinheiro perde a cliente que nunca aparece e é capaz de atravessar a rua para não ter que olhar a sua cara .

Minha recomendação para quem esta iniciando é a seguinte : trabalhe em um salão como aprendiz primeiramente para pegar o jeito de comércio , saber lidar com clientes e como trata los , e ir vendo como se corta e pegar mais prática , pois sair montando seu salão sem nunca ter trabalhado em um pode ser um tiro no pé , todos cometemos erros , eu também cometi , mas por que comete los se podemos começar direito ? Todo salão que passo tem plaquinha ¨procura se cabeleireira " , então não tem desculpa , que seja um ou dois meses apenas de experiência , mas que saiba como é o dia a dia , a rotina de um salão antes de montar o seu .

E se tiver medo de cortar chame as amigas , as vizinhas , compre uma cabeça de treino e treine muito e muito para não demonstrar para a cliente que esta com medo de cortar os cabelos delas .
Todo começo não é fácil , eu mesmo comecei a trabalhar em casa mesmo , com moveis de segunda mão , e depois vi que eu precisava trabalhar em outros salões para adquirir as manhas de salão , e foi o que eu fiz , não por muito tempo , mas fiz  , foi o suficiente para eu aprender coisas que no curso eu não aprendi .e também aprendi o que eu não gostaria que tivesse no meu salão .

Insegurança é um problema muito grande atrapalha e espanta as pessoas , você é boa no que faz , convença se disso e mostre aos outros de que é capaz .

bem , o texto hoje ficou uma bíblia , agradeço a você que leu até aqui , parabéns , hoje eu me empolguei ,logo mostrarei fotos do meu novo visual , que ficou lindo .


Comentários

  1. Curiosaaaa pra ver o corte novoooo!! heheheh
    E Vivi, concordadíssimo com vc! O começo tem que ser devagar, mesmo.
    E insegurança no início é super normal, mas não é por ser iniciante que as pessoas vão fazer de graça, não é mesmo?
    Bjksss
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH , EU LOGO VOU POSTAR FOTOS DO NOVO VISU,fiado é a pior forma de tentar conquistar clientes ,só traz prejuízos

      Excluir
  2. Bom dia, Viviane!
    Gostei muito dos seus comentários, muito bom mesmo!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Vivi,sou de Curitiba,trabalho em casa a doze anos,estou prestes a abrir um salão maior num ponto próprio,demoramos três anos para construir.Mas estou muito feliz por ter encontrado você menina!seus conselhos cabem certinho com o dia a dia do salão.Estou muito feliz em ler suas valiosas dicas e me identifico muito!Parabéns e muito obrigada flor!estarei sempre por aqui ....bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. Vivi,parabéns pelo seu blog!sou de Curitiba e estou prestes a ampliar meu pequeno salão de fundo de quintal! kkkkkk á doze anos trabalhando em casa com itens de segunda mão,e a três consegui construir na frente um salão grande.Mas estou muito feliz em te conhecer pois me identifico muito com seus comentários .Adoro as suas valiosas dicas sobre o dia a dia no salão! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. meus parabéns estou aprendendo muito com você!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Viviane...acho que vc esteve no meu salão...kkkkk...igualzinho, parecia que estava descrevendo-me e a meu salao...e a cada diaque passo sem clientes, me desanimo mais e penso que nao faço nada bem...apesar de em todos os saloes que trabalhei, as donas implorarem pra que eu volte a trabalhar c elas...vc está me ajudando muito...escreva mais e sempre sobre nosso dia a dia, isso ajuda a nao me sentir tao inutil e sozinha...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flor não se sinta mal , ninguém é inutil , pelo amor , para mim também não foi fácil , depois vou contar das muitas vezes que precisei pagar o aluguel e não tinha dinheiro , e quando eu dormia esperando clientes ...

      Excluir
  7. Vivi como eu lhe acho linda você é um amor de pessoa, suas dicas foram valiosas pra mim que também tive a oportunidade de fazer dois cursos de cabeleireiro e comecei a trabalhar com minha esposa, pois ela também é uma cabeleireira iniciante. O primeiro mês em nosso salão bombou, depois algo começou a dar errado e ficamos muito frustados pois o resultado era melhor quando ela atendia na garagem de nossa casa, estamos elaborando agora uma maneira de criar solução para que nosso empreendimento cresça pois nosso sonho é trabalharmos juntos, acho que vou trabalhar em um salão enquanto ela volta atender em casa, com objetivo de ganhar experiencia e segurança profissional, não quero desistir pois investi muito nisso e fiz um curso no senac que é uma boa escola, além de outro!!! Vivi voçê é um anjo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificuldades todos nós temos , mas desistir nunca foi uma opção , força e muito sucesso

      Excluir
  8. Bom dia vivi!eu adoro suas dicas e assisto a seus vídeos no YouTube... Tenho um salão a dois anos já conquistei uma boa clientela.. E aprendendo cada vez mais muito obrigaada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe enviando sua opinião sobre o post

Postagens mais visitadas deste blog

Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5

De quanto em quanto tempo devo repetir uma escova progressiva ?

Receita caseira para piolhos e lêndeas