Colorimetria Capilar ,como criar novos tons de tintura aula 5


Como criar novas cores , ou reaproveitar as que você já possui


O que acontece muito em salão , e também em casa , e a gente ter duas ou três tinturas e nenhuma delas servir para nós , geralmente pode acontecer quando você compra e vai a um salão e a cabeleireira lhe avisa que o tom não cobrirá seus cabelos brancos , ou que não ficará bom com seu tom de pele , se você ainda tem a notinha fiscal pode ir na loja e trocar , mas e se você tiver perdido a notinha ? vai dar para uma amiga usar , não é mesmo , perdeu dinheiro ?



Ou no salão , que estocamos tinturas , sempre tentando manter o estoque mais atual  , logicamente sempre aparece uma cliente nova que quer uma cor que você não possui , entre as mil que você tem , especificamente não tem a que a cliente , quer , e agora? a cliente sairá sem ter seu cabelo pintado da cor que quer por que o  representando não vem hoje no seu salão ?


Calma , podemos fazer novas tintas , isso mesmo , reaproveitar as que você tem , sem necessidade de comprar uma nova ou jogar os restinhos fora .


Vou dar vários exemplos , pois assim você poderá entender melhor cada caso :


7.0 + 9.0 = 8.0

5.0 + 7.0 = 6.0
9.0 + 11.0 = 10.0

Você pode notar que  entre tintas naturais ( aquelas terminadas em zero) , se forem vizinhas , a diferença é a média delas .ou seja metade de 16 é oito , metade de 12 é 6 , metade de 20 é 10 .


Isso funciona bem com tinturas claras , já com tinturas muito escuras eu não recomendo , por exemplo , se você misturar 1.0 com 11.0 não ficará 6.0 , ficará um cremoado , shampoado de castanho médio.recomendo utilizar as tintas entre 5.0 a 12.0 para misturas assim .


Como fazer uma tintura chocolate ?


Se você tem por exemplo 3 tinturas com reflexos fantasia em casa na mesma proporção ( mesma quantia ) você poderá combina las e criar seu chocolate , mas saiba que o tom pode variar para mais avermelhado ou mesmos dependendo da coloração escolhida para mistura , vamos ao exemplo para simplificar :


O marrom é a junção de três cores fantasia , o reflexo azul , o amarelo e o vermelho .Encontradas respectivamente nas cores cinza( acinzentado) , dourado e vermelho .Logo temos :


tenho em casa 3 dedos de tinta vermelha 7.5 , 3 dedos de tinta 7.3 e 3 dedos de tinta 7.1 , juntando as eu tenho meu chocolate 7.7 


se você colocar um 7.55 ou um 6.55 no lugar do 7.5 terá um marrom com reflexos avermelhados .Por este motivo que eu sempre digo nas minhas matérias de colorimetria que cada fabricante tem e usa um pigmento diferente para compor marrons , assim você nota a diferença quando troca de marca , sempre o marrom é diferente um do outro . Eu antes só passava marrom , alguns marrons deixavam eu quase ruiva .Por este motivo não recomendo misturar marcas , se for dona de salão escolha uma marca de boa procedência para comprar e renovar seu estoque . assim você saberá se aquele fabricante é fiel a cartela de cores ou não , como já mencionei em posts passados .


Para quem ainda não está entendendo esses números , recomendo que leiam as matérias anteriores sobre cores fantasia e cores naturais aqui mesmo no blog , ou procure por colorimetria .


Mas e se você quiser um loiro bege , champagne . Mas só tem em casa um loiro dourado que deixou seu cabelo super ovo e um acinzentado que deixou ele chumbado ? Misture os e terá o bege , pois o bege nada mais é do que o dourado e o acinzentado juntos , ou seja :


10.3 + 10.1 = 10.31

11.1 + 11.3 = 11.13
 se um número é .31 ou 13 só nos revela se tem maior concentração de dourado ou cinza , no 10.31 temos mais dourado do que cinza , deu para compreender, fácil , não é mesmo.

Agora se gosta de vermelho intenso e comprou 6.5 por exemplo , ficou sabendo que seu cabelo vai precisar de duas caixinhas para cobrir por completo e não achou outra igual na farmácia , poderá usar um 7.5 ou 5.6 , sem problemas .


Faz uns 3 dias que eu estou querendo postar esta matéria , mas fiquei com medo de ficar confuso para alguns , para mim colorimetria é igual brincar com guache , e pode ser também para todos ,pois não é tão difícil quanto imaginam . Mas .se ainda ficaram dúvidas tem meu e-book de colorimetria capilar disponível a na barra lateral do blog e sempre respondo a todos que me enviam suas dúvidas .


Não se esqueça de sempre anotar quando criar um novo tom , uma vez eu fiz um marrom divino , e depois esqueci quais tons usei para a mistura , nunca mais vi um marrom tão bonito quando aquele .




Já conhecem minha apostilameu e-book de colorimetria capilar ? acesse agora mesmo www.divinaemulher.loja2.com.br ( minha loja online ) e garanta logo a sua , conteúdo completo para iniciantes do ramo aprenderem de maneira fácil a utilização das cores e estrela de Oswald , aprenda corrigir , criar cores e muito mais .Veja todo o conteúdo da apostila na descrição da loja .



Espero ter ajudado , grande abraço a todos




35 comentários:

  1. Olá, eu queria deixar um castanho claro, indo pro Loiro escuro.. Como fazer ? Misturar 12.1 com 5 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor seria misturar loiro 8 com 7 , para que fique uma cor bonita

      Excluir
  2. Olá boa noite ! Eu sou um das adeptas , misturar tonturas também, mais estou super na dúvida se lendo seu posto super legal vi que você pode super moderno ajudar, seguinte eu estou pensando em misturar as colorações puras que terminam em 0 ( zero), então Minh dúvida é : posso misturar 5.0 com 7.0 pra ficar um 6.0 ( loiro escuro ) , não é isso? ! Eu quero meu cabelo castanho mais não tão escurão, mais ele sempre quando desbota vai pro laranjada dourado, kkkkk, pois meu cabelo puxar pra esse tom que não curto muito! Sucessos, abração !!!! Boas festas! !!

    ResponderExcluir
  3. Ola, meu cabelo ta com uns reflexos vermelhos, mais ou menos um castanho avermelhado e eu queria uma cor castanho sem ser preto, só para tirar o vermelho. posso misturar 5.0 com 6.0? ficara qual cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para retirar o vermelho é necessário usar cores com mate , essa mistura que voce pretende fazer não irá resolver seu problem

      Excluir
  4. tenho uma tinta 12.1 e uma 6.0 da pra misturar? que cor se aproxima? bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos seus documentarios sobre cabelos, sou cabeleireira iniciante e tenho
    me sentido mais segura com estas suas explicaçoes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho, sou cabeleireira iniciante e tenho gostado muito das suas
    publicações. tenho tirado muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Viviane, boa tarde, espero que vc possa me ajudar, ja pesquisei em toda a internet e ninguem soube me dar uma direção segura. Vamos lá, eu sou loura tom 12, mas quero fazer no meu cabelo o tal do Strawberry blonde, o famoso loiro morango, passei o tonalizante da Casting Creme Gloss 834 e gostei muito, mas saiu na 3ª lavagem,rsrs de tanto pesquisar, sei que o strawberry blonde é a mistura de uma base clara, com o dourado e o cobre, não é? As tintas 9.34 ou 9.43 são lindas mas são mais fortes do que desejo, não quero virar uma ruiva, só quero esquentar o meu loiro, será que uma tinta na altura de um 10.34 ficaria bom? Como consigo fazer essa tinta? Qual a mistura pra chegar num tom 10.34? Me ajuda????? Mil beijos e muito obrigada por ter este espaço onde podemos aprender com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende também da marca que irá usar , acho que um 10.34 é o ideal sim.Qual marca pretende comprar ? eu recomendo italian color pois a tabela aproxima bem do resultado . Grande abraço

      Excluir
  8. Oi Viviane ! Td bem? Naquele post que te perguntei de misturar cores bases (terminadas em zero) , vc me disse que estava certa de musturar a 5.0 com a 7.0 chegaria num tom 6.0 , na soma das duas , mais esqueci de te perguntar da oxi eu posso usar com a de 30 vol ? Qual vc recomenda?
    E minha outra duvida eu li no seu post que miaturar cor abaixo de 5.0 , não é muuito recomendado então a 4.0 com 8.0 nem pensar?! Sucessos milll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não gosto da cor que fica , fica feio , fica opaco , você pode testar se preferir , eu realmente não aconselho , mas a regra continua a mesma .Para pintar de 6.0 pode usar ox de 20 , menos agressivo , não acha ?obrigada bjs

      Excluir
  9. Boa noite, amei o site! Tenho uma grande dúvida vi na internet que os finais "0.44" são dourados/acobreados e que "0.1" é cinza/azul.... o que dá se eu misturar um 7.44 com 7.1 sai totalmente do vermelho??? Me ajudem por favor... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não , .44 é cobre intenso , o que tira vermelho é mate , que varia a numarção de fabricante para fabricante portanto não se prenda a numerações , e sim a colorimetria em si

      Excluir
  10. Meu cabelo esta mel. Mais pra loiro.Quero misturar o 6.0 com o 7.0 mas nao quero que fique nem amarelo nem loiro escuro. Qual sua sugestao? Misturar essas 2 cores ou passar apenas o 7.0 pq na verdade quero escurecer um pouco mas nao ao ponto do loiro escuro.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Tenho o cabelo mel com luzes mais claras. Quero escurecer um pouco. Mas nao quero chegar no loiro escuro. Comprei a tinta 7.0 da imedia mas estou c medo de ficar muito claro. Pensei em misturar um pouco de loiro escuro 6.0. Sera que da certo? Ou passo apenas o 7.0?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tom 6 fica castanho claro , vai escurecer bastante

      Excluir
  12. Viviane, boa tarde!! Espero que possa me ajudar!! Tenho cabelos castanho escuro e um dia desses vi a foto de uma amiga no face e ela estava com cabelos maravilhosos. Uns reflexos acobreados lindos. Perguntei qual a tinta e ela disse que é Italian Color 6 e 7 misturados.A cor natural dos cabelos dela é a mesma que a minha. Minha pele é clara (morena clara). Qual seria o resultado dessa mistura nos meus castanhos escuros?? Passei ha uns 3 meses o 634 + 6.0 da Imedia Excellence de L'oreal. O 634 tenho certeza, a outra cx eu joguei fora mas segui a orientação da representante que disse que eu deveria misturar com um nº inteiro para cobrir os brancos. Não me lembro se era o 6 ou 7. Eu sei, fiz besteira de jogar a outra cx fora, mas agora já foi, e eu nem gostei tanto da cor que ficou. Gostaria que ficasse com nuances avermelhadas mais para o cobre q para o vermelho e não foi o que ocorreu. O que vc me diz desse Itallian Color 6 e 7?? Ou vc me indica outra cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elisabete , recebi sua pergunta sim , mas antes de ela ser publicada ela passa por uma análise aqui . Olha , eu gosto de fazer análise de cabelos vendo os cabelos , gostraria que me adicionasse ao facebook ou entrasse na fan page divina e mulher e mandasse essa pergunta seguida das fotos do seu cabelo atual com fhash , pois assim fica muito melhor eu analisar , e um ponto forte a ser considerado e a regra quimica : tinta não clareia tinta .Aguardo suas fotos na minha fan page

      Excluir
  13. Viviane, veja se você pode me ajudar!?

    O meu cabelo é castanho escuro, quero tonalizá-lo com a junção dos tonalizantes 734 (mel dourado) com o 832 (louro mel), da Casting, objetivando ter um tom dourado.

    O que você? Obterei a cor desejada?

    No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escolha um ou outro tom , a mistura pode não ficar boa pois ai ja temos 3 pigmentos diferentes , o cobre , o dourado e o cinza alem desse 2 ai poder ser mate ou irisado ...

      Excluir
  14. bom dia gostaria de saber se posso misturar o 9.0 com o 10.1 e o que vc acha, meus cabelos ta um loiro com algumas luzes

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu cabelo tá com a Koleston 6.45 desbotada, só que eu tô achando muito escuro. Eu queria um acobreado avermelhado um pouco mais claro, então pensei de misturar ela com uma tinta 9 ou 10. O que acha? Obrigada. ^_^

    ResponderExcluir
  16. Olá boa noite. Gostaria de saber como faço. Para ter o cabelo loiro acinzentado não claro. Tenho brancos e quando pinto o cabelo fica marrom acobreado será que se eu passar 6.0 com 7.1 da certo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que disse si , mas se mandar uma foto com flash para a fan page do blog eu poderei analisar o seu caso e orienta-la melhor

      Excluir
  17. se puder me enviar uma foto recente com flash é mais fácil para eu poder ajuda-la , mande pela fan page por favor , mas pelo que disse a mistura deve resolver sim

    ResponderExcluir
  18. Amei seu post e me salvou!
    Eu moro no interior de Rondônia e pinto meu cabelo com 7.66 da Cor & Tom. Eu só consigo este tom comprando em revistas, mas é ruim porque demora meses para chegar e está marca está desbotando demais. Não adianta procurar o tom no supermercado porque só o que encontro é os loiros, os pretos, os castanhos e os com reflexo vermelho, mas não o meu vermelho intenso.
    Sabia que existem as misturinhas de tons, mas não encontrava uma boa explicação na internet. Até encontrar o seu post e aí voltei a ter esperanças =]
    No começo demorei a entender, mas uma continha que vc fez nos comentários esclareceu bastante.
    Assim, gostaria de esclarecer apenas duas dúvidas: como ocorre a continha com três cores? Divide por 3? E a outra dúvida é, comprei a tintura Alfaparf números 4.66 (Jambo) e a 10 (Trigo), assim vou ter meu querido 7.66 (4+10=14/2=7,66)? Quais outras misturinhas vc me recomenda?
    Aguardo resposta ansiosa e muito obrigado por este post milagroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para fazer o marrom são 3 tinturas fantasia diferentes , não tem conta você pode misturar por exemplo 7.1 com 7.3 com 7.5 por exemplo para formar 7.7 .agora nas cores base sim tem continha e divide por dois

      Excluir
  19. olá tenho duas tintas uma 4.0 e a outra 6.7 sera que ficaria bonito para o meu tom de pele morena clara

    ResponderExcluir

Participe enviando sua opinião sobre o post

Pesquisar este blog

redes sociais

youtube

Mais de 6 milhões de visitas \o/