Descolorir ou matizar ?


Seu cabelo é necessário descolorir ou matizar para chegar ao tom ideal ?


Tem chego muitas perguntas sobre matização e descoloração em minha caixa de e-mail , e por isso vou aprofundar mais o assunto e respondendo algumas dúvidas das leitoras do blog , se você tem dúvidas sobre qualquer assunto referente a cabelo e e química capilar pode mandar sua pergunta pelo menu contato , sendo que seu e-mail e nome não serão revelados , poderá também enviar suas fotos para analise capilar pelo mesmo formulário , sua participação é o coração do blog divina e mulher .com 

Matizar ou descolorir?

Cada tom de cabelo levará a um diagnóstico diferente , vou simplificar o assunto para que fique de melhor compreensão , por exemplo temos o cabelo dos sonhos platinado , vamos supor que você deseja platinar os seus fios e ao descolori-los eles ficaram dourados , você pode até matizar , mas matizar só eliminará o excesso de dourado e não irá deixa lo platinado de fato , então a melhor opção seria descolorir novamente os fios .


Agora seus cabelos estão platinados , mas com o tempo ele vai conquistando uma cor dourada , isso faz parte do processo de oxidação , existente pois o ar em que respiramos oxida a cor dos fios , então neste caso somente a matização já será suficiente para conferir a volta do cabelo platinado .Aqui no blog você confere várias receitas caseiras de matização capilar clicando aqui .

Lembre se sempre , tinta não clareia tinta .

Vou dar um exemplo mais simples usando meus cabelos quando eu estava loira

Primeira foto eu com os cabelos platinados


cabelo platinado
 Segunda foto , o mesmo cabelo , a mesma cor , mas o cabelo platinado sofreu oxidação , então neste caso para que meu cabelo voltasse a ficar platinado eu deveria matizar e não descolorir .

Quem pinta de loiro sabe que é como se o loiro escurecesse , ficasse dourado .Mas ele já foi descolorido uma fez e já atingiu o tom desejado , devemos manter usando matizadores , anti age e desamareladores .

Até parece que pintei o cabelo de outra cor , mas não .Matizando ele já volta a cor .
cabelo com oxidação



Mas agora se por exemplo você foi até o salão ou fez em alguém que pediu luzes nas cores champanhe  platinado , bege e ficou dourado , poderá até dar uma matizada  , mas matização não clareia os fios , somente neutraliza a cor indesejada , então teríamos que descolorir ainda mais os fios , assim como nesta foto em que eu estou com cabelos com luzes douradas , no caso eu queria que eles ficassem douradas , mas vamos supor que é você ,queria o cabelo com luzes platinadas mas saiu assim do salão :

luzes douradas
Se o que pretendíamos eram luzes platinadas então ainda não teríamos chego ao tom .Descolorir neste caso para poder atingir o tom desejado .(platinado )


Acontece muito em salão a cabeleireira está sem tempo e quer terminar o cabelo logo aí tira antes da hora e do ponto do tom que a cliente deseja , repito , você poderá usar matizador , mas não adiantará por muito tempo , o ideal aqui seria descolorir mais para platinar .

E por que muitas cabeleireira erram  o tom dos cabelos ?Um fator importante a ser observado é que o pó do descolorante muitas vezes é branco , e isso deixará uma impressão que os fios já estão no tom desejado ,para não errar , limpe uma mecha e retire o pó descolorante dela , o fundo de clareamento real dos fios aparecerá e assim você saberá ao certo o tom que está o cabelo .Evite também fazer descoloração em dias muito frios , o calor interfere no tempo de descoloração , facilitando assim o trabalho .

Veja nesta foto acima  , está no ponto dourado e não platinado , nota se grande concentração de pigmentos dourados ainda nos fios , para que eles estivessem platinados deveriam estar quase brancos .




Agora note nesta foto acima que os fios ja estão quase brancos , no ponto para platinar , sem muitos pigmentos amarelos , mas cuidado , nunca retire todos os pigmentos dos cabelos , nunca deixe o cabelo ficar sem cor , totalmente branco pois assim você deixará o cabelo vazio de pigmentos  , sendo que também ele não reterá mais nenhum pigmento futuramente ,além de deixá lo espigado , emborrachado e ressecado , correndo o risco até que corte químico .




Realmente é treinar os olhos para saber o ponto certo , mas nada que não se possa aprender com a prática .Nunca realize descoloração em cabelos fragilizados e com alisamentos .Procure sempre uma profissional .

17 comentários:

  1. amei este assunto sobre matizr ou colorir puxa vida nao consigo decorar muito as coisas quero aprender o maximo possivel pois quero fazer um curso de colorometria mais sou leiga no assunto ai fica dificil entao estou abisorvendo o que posso sobre o assunto ai encontrei seu blog puxa foi um achado mesmo voce esplica tao certinho da pra entender tao bem voce nao e egoista ensina tudo que aprendeu se voce pudece gravar um cd eu compraria estrela de osvald por exemplo e um bicho de 7 cabeça kkk aiii fundo de clareamento o tom de amarelo da descoloraçao quando lavar em fim tuuuuuudo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda farei o vídeo desta matéria e também gostei de você mencionar fundo de clareamento , dá uma boa matéria também , sua dúvida é a dúvida de muitas pessoas , cada vez que compartilho algo que sei eu aprendo ainda mais , so que recebi um comentário anterior falando que não deu para intender nada do que eu disse , as vezes não sei se estou sendo clara o suficiente , se ficarem muitas dúvidas ou ficar confuso pode perguntar que eu refarei a matéria ou tentarei achar um modo mais fácil para passar a mensagem , amanha eu gravarei o vídeo e esta pessoa que não entendeu talvez compreenda melhor em vídeo , obrigada , fico feliz que esteja acompanhando as matérias aqui do blog e ainda tem muito assunto de colorimetria para falar , estou colocando tudo em pauta aqui e vou escrevendo para vocês , Grande abraço

      Excluir
  2. Amei a matéria... Parabéns pelo lindo trabalho Viviane... Tenho algumas duvidas sobre meu cabelo, mandei minhas duvidas com uma foto do meu cabelo atual para o contato do blog, se puder me responder ficarei muito grata... Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina , obrigada pelo contato , recebi e analisei , a resposta segue em seu e-mail , me avise se não receber o e-mail que eu reenvio para você , grande abraço

      Excluir
  3. Nossa amei a explicação! !!
    Obrigada por dedicar um pouco do seu tempo nos ajudando. Deus te abençoe sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber se a richesse 10.12 é legal para matizar luzes que ficou amarelada ...obrigada

    ResponderExcluir
  5. Nossa super obrigada vc me ajudou muito, muiiiito memo, que Deus te abençoe!! ,
    Tenho uma cliente pra faser e esta va super em duvida sobre o fundo de clarsamento, achava q era a matizacao que dava o tom dourado... vou ser anonima oq nao tenho una conta no gogle, mas sou Regina Costa e moro em ribeirao Preto SP

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho Lindo! ! Estou amando suas materias. Obrigada Vivi!

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMAS DICAS, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  8. queria saber se a matizaçao só funciona nos fios recem descoloridos ou nos mais antigos tambem?

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana este artigo. Já vi que você é fera e talvez me tire umas duvidas, ja que as cabeleireiras nao gostam de passar as dicas, por razão óbvia,rsrs.

    O meu cabelo estava loiro, meio alaranjado, com mechas grossas, a tinta do fundo desbotava muito, pois fiz progressiva com carbocisteina e por nao ser uma tinta profissional (segundo a cabeleireira). Entao a cabeleireira cobriu tudo com o 6.0 e fez mechas mais finas. Ficou escuro demais!!! Mas ela disse que aos poucos vai clarear, porque a base dele tava muito clara, entao os pigmentos nao vao se fixar muito.

    Agora vêm as duvidas: caso a cor desbote muito, eu posso matizar o cabelo sem perder minhas luzes? Pois luzes bem feitas, num cabelo debotado é Como posso fazer isso ( matização)?

    Pretendo eu mesma retocar a raiz (descobri que ela usou a tinta Matrix, pretendo manter a marca) com uma cor mais clara (7.0, pois o 6.0 é escuro demais). Dará muita diferença ? Não quero raiz super escura , e como a raíz é virgem, creio que vai desbotar menos do que o resto do cabelo, e tenho que pintar a raiz de qualquer maneira, pois ja estou tendo uns cabelos brancos.
    Entao as duvidas sao essas : como matizar um cabelo sem perder as luzes e se posso retocar a raiz com uma tinta mais clara do que o resto do cabelo, ja que achei a cor do resto do cabelo escura.

    Ficarei muito grata se puder me auxiliar. Abraços e um excelente 2014!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2014 , primeiro voc~e precisa esperar desbotar , e quanto for dar o retoque me envie a foto da cor das pontas para eu te falar o tom que esta para voc~e poder retocar a raiz e igualar , temos que ver se o cabelo irá necessitar matização , veremos como ele vai ficar , eu creio que não irá desbotar mais que 3 tons ,aguarde e me envie uma foto pelo facebook , aguardo , bjim

      Excluir
  10. Você e maravilhosa, e de uma humildade incrível! Parabéns!!!


    ResponderExcluir
  11. Vc é atenciosa e didática ao extremo, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi querida, eu descolori e matizei meu cabelo mais queria deixá-lo mais claro, só que matizei a 2 dias atrás, quando posso tentar descolorir de novo? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca , depende muito das condições do cabelo , para análise envie sua foto com flash para a fan page

      Excluir

Participe enviando sua opinião sobre o post

Pesquisar este blog

redes sociais

youtube

Mais de 6 milhões de visitas \o/